24
Jul 08

Tenho um dote especial para temperar saladas que é invejado por muitos. E a minha família não é excepção. Desde sempre, juntamente com o elogio do tempero, tive de ouvir o dito popular (e ao escrever isto elevo as duas mãos à altura da cabeça, uma de cada lado, e flicto os dedos indicadores e médios em simultâneo) que diz que só os malucos sabem temperar salada. Quer isto dizer que é preciso não se ser bem-bem para combinar sal, vinagre e azeite na correcta proporção. Asseguraram-me que era assim.

 

Convenhamos que, para ditado, é um pouco invulgar. A sonoridade é lamentável. Acresce que não conheço ninguém que conheça esta ditado. Não vejo provas pela internet.

 

Será que isto é o que eu estou a pensar?

 

 

publicado por ag às 00:04

2 comentários:
Essa veia conspirativa pode ficar sossegada.

O erro foi procurar 'maluco' (quantos provérbios há que contenham 'maluco'?) e não 'tolo' que é o tal que tempera bem a salada. Mas nem é bem assim. Correctamente é " A salada quer-se com vinagre deitado por um sumítico, azeite por um pródigo e mexida por um tolo" ou ainda "a salada quer-se temperada por um cego e mexida por um louco". Não sei bem em nenhum dos casos porquê, mas é assim que o povo diz.

Portanto, pelo menos isto da salada e aquilo da feira da Tocha, são verdade. O resto já não me lembro.

Um beijo
Sérgio a 24 de Julho de 2008 às 15:57

Hum.

Admirável essa sua capacidade de, de um dia para o outro, inundar a internet com esse suposto dito.

ag a 24 de Julho de 2008 às 19:34

pesquisar neste blog